Decisão liminar da Vara da Justiça Federal do Distrito Federal para pagamento de tributos

De acordo com a decisão liminar da Vara da Justiça Federal do Distrito Federal nesta quinta-feira permite que uma empresa adie por três meses o pagamento de tributos federais em razão da crise gerada pelo coronavírus.

Há analogia com o “benefício” que foi dado para as empresas do Simples Nacional, ademais foi considerado o volume de trabalhadores que o empregador possui para manter no quadro social.

Assim, foi permitido à Empresa o adiamento em três meses o pagamento do IRPJ, CSLL, PIS e Cofins “como forma de garantir a manutenção da sua própria existência e dos postos de trabalho dos seus mais de cinco mil colaboradores, durante o pico local da pandemia mundial provocada pela Covid-19”.

Destaca-se também que decisões semelhantes já ocorreram no repasse de verbas entre Estados e União, especialmente no caso de São Paulo, Bahia e Paraná.

Contudo, é preciso saber que essa é uma decisão liminar e isolada no judiciário, diversas outras ações semelhantes já foram julgadas e acabaram por serem negadas para o contribuinte. Contudo, essa pode ser o impulso que o judiciário precisava para passar a analisar a questão por um ponto de vista diferente e aceitar, em maior volume, o pleito dos contribuintes.


Qualquer esclarecimento, nossa equipe está à disposição


Equipe Interbrás




A Interbrás Despachos Aduaneiros vem

atuando há mais de 35 anos na prestação de

serviços voltado ao comércio exterior

brasileiro, tanto na exportação como na

importação, proporcionado aos seus clientes

soluções de confiança

  • Facebook - Grey Circle

Entre em contato:

Por Telefone:

São Paulo + 55 11 2942 9852

WhatsApp: +55 11 97588-2552

Santos + 55 13 3235 1502

Por e-mail:

Segunda  - Sexta: 09h às 18h

Horário de Atendimento:

 © 2017 Interbrás Aduaneiros. Todos os direitos reservados