Tributação de contribuição social sobre receitas de exportação

Tributação de contribuição social sobre receitas de exportação realizadas por exportação indireta é inconstitucional, no atendimento do STF (ADIN 7435 e RE759244)



Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão nesta quarta-feira (12), decidiu que o a imunidade do conferida pelo artigo 149, § 2º, inciso I da CF/88 receitas decorrentes das vendas feitas às empesas tradings e sociedades comerciais exportadoras com fim específico de exportação. Em outras palavras a exportação indireta também é contemplada pela imunidade tributária de incentivo à exportação. Ao finalizar o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 759.244 e ADI 4.735 os ministros entenderam que é inconstitucional a restrição promovida pelo art. 170 da IN RFB n. 971/2009, artigo esse que limitava o uso da imunidade apenas na exportação direta, por entender que a exportação indireta contemplava uma comercialização interna não beneficiada pela imunidade.

Prevaleceu o entendimento, no sentido de que a de se respeitar a imunidade para a exportação indireta e direta, em razão no princípio da isonomia tributária e livre concorrência, assim não é possível criar a restrição normativa em uma imunidade constitucional que possui a finalidade de incentivar a exportação e, se nesse mesmo diapasão, poder dar o benefício apenas aos grandes produtores com capacidade de promover exportação direta, a norma estaria criando uma concorrência desleal interna no próprio mercado, ao ponto que o pequeno exportador teria uma custo elevado para promover a mesma venda que o grande produtor.

Desse modo, eventuais empresas que foram obrigadas a pagar a tributação referente à exportação indireta poderão obter a restituição dos valores indevidamente pagos.

Eventual modulação de efeito poderá ser apresentada no processo.


A Interbrás Despachos Aduaneiros vem

atuando há mais de 35 anos na prestação de

serviços voltado ao comércio exterior

brasileiro, tanto na exportação como na

importação, proporcionado aos seus clientes

soluções de confiança

  • Facebook - Grey Circle

Entre em contato:

Por Telefone:

São Paulo + 55 11 2942 9852

WhatsApp: +55 11 97588-2552

Santos + 55 13 3235 1502

Por e-mail:

Segunda  - Sexta: 09h às 18h

Horário de Atendimento:

 © 2017 Interbrás Aduaneiros. Todos os direitos reservados